JUNTOS conseguimos

ATIVIDADES CURRICULARES

Na Fundação Adolfo Vieira de Brito temos espaço para aprender com diversidade, inclusão e muita animação.

Todas as atividades de enriquecimento curricular são oferecidas pela Fundação, para que todas as crianças se sintam igualmente integradas.

As atividades são escolhidas de acordo com a fase de desenvolvimento das crianças e com foco na sua educação e evolução.

PSICOMOTRICIDADE

PSICOMOTRICIDADE

A Psicomotricidade ajuda as crianças a desenvolver competências psicomotoras, a promover processos de concentração, a estabilizar questões comportamentais e ainda a melhorar a capacidade de comunicação e de interação social.

A noção de esquema corporal, lateralidade e orientação espaço-temporal são competências trabalhadas nas aulas, num ambiente motivador, através de jogos e atividades lúdicas.

A psicomotricidade tem um grande potencial na educação infantil, uma vez que as aprendizagens escolares, como ler, escrever e contar passam primeiro pelo reconhecimento do corpo, do espaço, do tempo, dos objetos e das relações que se estabelecem entre estes.

 

 

Expressão Musical

Expressão Musical

A Expressão Musical faz parte da formação global da criança. A sua prática desperta e estimula o gosto pelas artes, bem como favorece o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e estético, através dos pilares básicos e essenciais da Música – Escutar; Cantar; Tocar; Dançar; Criar.

Com um forte caráter lúdico, as sessões contam com exercícios adaptados a cada idade, grupo e estadio de desenvolvimento, com respeito pelas necessidades individuais de cada criança.

A prática da Expressão Musical ajuda a:

  • Desenvolver as capacidades cognitiva, afetiva, motora e auditiva;
  • Desenvolver a capacidade de concentração e memorização;
  • Estimular a comunicação, o vocabulário bem como aprimorar a dicção;
  • Conhecer os diversos instrumentos e promover a apetência pela sua prática;
  • Desenvolver o raciocínio lógico e espacial;
  • Beneficiar da multiculturalidade da música, experimentando vários estilos musicais, através da música de diferentes épocas bem como de diversos pontos do mundo;
  • Promover a integração e sociabilização.

Learn with play

Learn with play

Learn with Play é uma abordagem que utiliza a capacidade inata da criança se ajustar a diferentes ambientes sonoros e linguísticos, num ambiente divertido e interativo.

Através de danças, músicas, livros, e vídeos, as crianças são estimuladas a desenvolver as competências da língua Inglesa, em particular, mas também encorajadas a conhecer a língua Francesa e o Espanhol.

As atividades lúdicas são adequadas a cada faixa etária, com respeito pela individualidade de cada criança.

Através do Learn with play a criança pode:

  • Desenvolver a capacidade de reconhecimento auditivo e visual das diversas Línguas;
  • Associar os vocábulos das diversas Línguas com os vocábulos da Língua Materna;
  • Explorar e aplicar os diversos conteúdos, nomeadamente: a saudação, a família, os animais, as cores, os números, os meios de transporte, a natureza e as ações do quotidiano;
  • Promover a capacidade de elaborar perguntas e respostas simples nas diversas línguas, organizando-as adequadamente;
  • Desenvolver a aprendizagem, potenciando a inteligência linguística, musical, espacial, lógico-matemática, corporal-sinestésica a nível pessoal e interpessoal
  • Cultivar a criatividade.

Yoga

Yoga

Yoga é uma palavra que provém do sânscrito e significa União. A união do corpo, da mente e das emoções.

O Yoga estimula a integração, a aceitação e o respeito pelo seu “Eu” e pelos seus pares, através da combinação lúdica de movimentos, histórias, músicas, posturas físicas e exercícios de respiração sempre adequados aos vários estadios de desenvolvimento da criança.

Através de um ambiente ativo, encorajador, seguro e divertido, os bebés e as crianças são inspirados a sentir, jogar e relaxar.

A prática do Yoga permite aos bebés e crianças:

  • Melhorar o padrão de sono, assim como reduzir a inquietação e irritação;
  • Promover o relaxamento, a concentração e o equilíbrio interno;
  • Ajudar o desenvolvimento neuromuscular e fortalecer o sistema imunitário;
  • Fortalecer o corpo e o respeito pelos seus limites;
  • Aperfeiçoar a coordenação físico-motora;
  • Corrigir os maus padrões respiratórios, facilitar a digestão e prevenir as cólicas;
  • Desenvolver não só  o espírito de grupo e cooperação, mas também a disciplina, o ânimo e a força de vontade individual;
  • Estimular os sentidos, a criatividade e a imaginação;
  • Promover a consciencialização ecológica e humanitária.

FREQUÊNCIA DAS NOSSAS ATIVIDADES CURRICULARES

CRECHE

IOGA – BABY (1x por semana)

ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES

Porque queremos estimular e abrir novos horizontes às nossas crianças, temos diferentes atividades internas e externas, bem como visitas de estudo, que passam por diversas experiências nas áreas de ciências, tecnologia, expressão dramática e vivência da comunidade local – mercado, bombeiros, museus, teatro, jardim zoológico, quintas pedagógicas, entre outros.

Pré-escolar

EXPRESSÃO PSICO-MOTORA (1x por semana)

EXPRESSÃO MUSICAL (1x por semana)

LEARN WITH PLAY – INGLÊS, FRANÇÊS e ESPANHOL (1x por semana) 

IOGA (1x por semana)