A NOSSA HISTÓRIA
Nascemos de um sonho no dia 5 de março de 1959. O sonho dos seus fundadores, o Comendador Adolfo Vieira de Brito e D. Maria Emília Bragança Chaves de Brito, sua esposa.
Ambos tinham vontade de criar uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com a missão de promover o bem-estar de crianças e adultos, na luta contra o flagelo da paralisia cerebral.
Tudo fizeram para que o sonho se tornasse realidade. Projetaram, planearam e deram vida a quem mais precisava de outra vida.
Foi graças à ação de benemerência, à bondade e ao envolvimento pessoal dos fundadores que a Fundação Adolfo Vieira de Brito obteve as condições favoráveis para contribuir na melhoria da qualidade de vida das famílias e crianças com paralisia cerebral – desde o primeiro dia.
Recorreram ao melhor equipamento técnico, a um corpo clínico especializado, e a uma equipa sempre em ação. Com o empenho de todos, muitas famílias recuperaram a esperança num novo mundo. Um mundo mais altruísta, com oportunidades de bem-estar para todos.
O sonho dos Fundadores era claro.
A Fundação Adolfo Vieira de Brito, como Instituição Social de Solidariedade Social, respondia a todas as famílias, independentemente da sua situação socioeconómica.
Eram prestados serviços de apoio e cuidados em contexto de consultas, individualizadas, ou em ambulatório para que cada família beneficiasse dos melhores tratamentos, de forma gratuita.
Para assegurar a sua viabilidade financeira, Adolfo Vieira de Brito dotou a instituição com um prédio no nº 29 da Avenida de Roma, em Lisboa, fazendo com que as suas receitas revertessem inteiramente para este projeto social.
Em 24 de Novembro de 1975, deu-se uma alteração estatutária. A Fundação passou a desenvolver a resposta social na área da infância, creche e jardim-de-infância, com intervenção na área geográfica da freguesia de Alvalade, em Lisboa, e freguesias limítrofes.
Já depois da morte do Comendador, a Fundação vê ser-lhe reconhecido o Estatuto de Utilidade Pública a 27 de novembro de 1992 (registada no livro nº4 das Fundações de Solidariedade Social, a fls. 189, com a inscrição nº 60/92).
Desde essa data, a Fundação desenvolve as respostas sociais na área da infância com a creche, destinada a crianças até aos 3 anos de idade, e o jardim-de-infância, destinado a crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Pretende-se potenciar a sua experiência e legado de uma cultura de entrega ao próximo, através do desenvolvimento individual e coletivo de crianças felizes e socialmente integradas.
Gostamos de afirmar que o sonho continua de geração em geração, dado que o espírito de união, interajuda, amizade e respeito, se mantem sempre presente nesta família, onde todos têm um espaço. Na Fundação Adolfo Vieira de Brito o sonho continua.
A paixão, entrega e espírito de união que levou os Fundadores a tão grande ação, é o que nos inspira diariamente a fazer desta escola uma escola de ensino inclusivo, onde todas as crianças têm o direito de ser crianças, porque todas são especiais.
Somos feitos de sonhos e histórias.